sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Conceitos de Educação Patrimonial

A Educação Patrimonial é um trabalho permanente de envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, visando à preservação dos marcos e manifestações culturais, compartilhando responsabilidades e esclarecendo dúvidas, conceitos e, ao mesmo tempo, divulgando trabalhos técnicos pertinentes e seus resultados.

Visa a fortalecer, principalmente, a auto-estima das comunidades através do reconhecimento e valorização de sua cultura e seus produtos. 
A Educação Patrimonial é um trabalho de “auto-despertar” motivado, que tem como temática toda a produção cultural de uma comunidade ou grupo social.

  • Processo educacional formal e informal que versa sobre o significado e valor dos acervos culturais e sua manutenção e preservação;
  • Conjunto organizado de procedimentos e ações;
  • Processo de auto-educação e sensibilização que visa a eliminar a miopia cultural, fortalecer o senso de pertencimento e a compreensão da coletividade.
Trata-se de um trabalho constante de sensibilização e envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, nos trabalhos de preservação dos marcos e manifestações culturais, definindo conceitos, esclarecendo dúvidas, divulgando trabalhos e resultados dos trabalhos e, o mais importante, dividindo e compartilhando responsabilidades.

Um comentário:

  1. Concordo, a Educação Patrimonial deve trabalhar todos os sentidos permitindo a descoberta Sensorial dos patrimônios. É necessário educar os sentidos para aprendermos a ouvir, enxergar,cheirar sentir os bens culturais.
    Os bens culturais FALAM.

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