A Educação Patrimonial é um trabalho permanente de envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, visando à preservação dos marcos e manifestações culturais, compartilhando responsabilidades e esclarecendo dúvidas, conceitos e, ao mesmo tempo, divulgando trabalhos técnicos pertinentes e seus resultados.
Visa a fortalecer, principalmente, a auto-estima das comunidades através do reconhecimento e valorização de sua cultura e seus produtos.
A Educação Patrimonial é um trabalho de “auto-despertar” motivado, que tem como temática toda a produção cultural de uma comunidade ou grupo social.
- Processo educacional formal e informal que versa sobre o significado e valor dos acervos culturais e sua manutenção e preservação;
- Conjunto organizado de procedimentos e ações;
- Processo de auto-educação e sensibilização que visa a eliminar a miopia cultural, fortalecer o senso de pertencimento e a compreensão da coletividade.
Trata-se de um trabalho constante de sensibilização e envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, nos trabalhos de preservação dos marcos e manifestações culturais, definindo conceitos, esclarecendo dúvidas, divulgando trabalhos e resultados dos trabalhos e, o mais importante, dividindo e compartilhando responsabilidades.
Concordo, a Educação Patrimonial deve trabalhar todos os sentidos permitindo a descoberta Sensorial dos patrimônios. É necessário educar os sentidos para aprendermos a ouvir, enxergar,cheirar sentir os bens culturais.
ResponderExcluirOs bens culturais FALAM.