sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Objetivos da Educação Patrimonial

Sensibilizar a sociedade para uma mudança de atitude: de espectadores da proteção do patrimônio para atores desses processos.

Através da educação, a compreensão; através da compreensão, a apreciação; e através da apreciação, a proteção.

A preservação de nosso patrimônio cultural pela sociedade como um todo – poder público, iniciativa privada e comunidade.

Um comentário:

  1. Prezados,
    Parece que a EP parte do pressuposto de que a sociedade 'não conhece' (não é sensível a) o valor patrimonial dos seus próprios bens culturais; dai a pretensão pedagógica. Ora, isso é contraditório já que muitas vezes são os próprios órgãos e instituições oficias é que ignoram, ou ignoraram por décadas, o valor cultural dos bens patrimoniais; da maioria da população brasileira. Essa reviravolta 'pedagógica' parece encobrir interesses outros: a manutenção de uma tecnocracia 'patrimonialista'. Mais interessante e renovador seria a difusão e promoção de ações culturais mais democráticas que integrassem a população no processo de investimento na cultura e no patrimônio. EP soa como algo elitista, pretencioso, coisa de especialistas - dos quais a sociedade já reclama e nutre, há muito tempo, distância e renovada desconfiança!
    Saudações!

    ResponderExcluir